A empresa irá começar a operar com os primeiros veículos nas próximas semanas e, com este novo serviço, espera reduzir o impacto no Ambiente e os custos de transporte para os clientes.

Aprovada a instrução da Direcção-Geral de Viação (Dirección General de Tráfico) para a operação em Espanha dos Veículos Modulares Europeus (EMS), a XPO Logistics lança um novo serviço com veículos EMS, medindo cada um 25,25 metros de comprimento, integrado na sua rede de transporte em Espanha. A empresa espera ter estes veículos, vulgarmente chamados megacamiões, em funcionamento a partir de finais de Maio.

A XPO Logistics tem vindo a preparar-se para iniciar a operação o quanto antes, trabalhando proactivamente com clientes de diversos sectores na análise e na redefinição das suas rotas. A empresa investiu em varias unidades de megacamiões, que passarão a ser parte integrante da sua frota própria, e já dispõe da documentação necessária para a operação destes veículos, que deverá ser complementada com uma autorização específica para cada rota.

Com uma massa máxima de 60 toneladas, estima-se que os megacamiões possam reduzir o impacto que o transporte de mercadorias causa no Ambiente através de processos mais eficientes, maior capacidade de carga por viagem e poupança em combustível. A XPO Logistics estabeleceu um protocolo de segurança especial para que estes veículos possam operar, os quais deverão dispor de suspensão pneumática, retrovisores e sensores para ângulos mortos, um sistema de vigilância de abandono de carril e um sistema autónomo de travagem de emergência ou de alerta de colisão, entre outras inovações de segurança.

Roberto Martínez, Director de Operações Transport Solutions da XPO Logistics Iberia, destaca: “O nosso objectivo passa por oferecer sempre aos nossos clientes as soluções mais avançadas disponíveis. A possibilidade de incorporarmos veículos EMS em operações de carga completa (FTL) assim como de grupagem e transporte de mercadorias em paletes permite-nos oferecer soluções bastante flexíveis a elevados volumes de carga com a máxima eficiência, e adaptar ainda mais as soluções de transporte às necessidades dos nossos clientes.

“Já realizámos os investimentos necessários em frota e poderemos oferecer os nossos veículos EMS com grande rapidez, agora que a DGV nos deu carta-branca. Os clientes da XPO em Espanha beneficiarão, por outro lado, da nossa experiencia e do nosso know-how a operar megacamiões noutros países onde já é permitido, como é o caso da Holanda”, acrescentou Roberto Martínez.

Os novos veículos EMS da XPO Logistics em Espanha também passarão a dispor dos mais recentes sistemas de gestão de controlo e seguimento de cargas, incluindo a mesma tecnologia GPS que já dispõe da sua frota de mais de 2000 camiões na Península Ibérica.